NOVOS RUMOS PARA O CICLOTURISMO NO SUL DO BRASIL

Ter, 11 jul 2017

NOVOS-RUMOS-PARA-O-CICLOTURISMO-NO-SUL-DO-BRASIL
20/06/2017
 

 

O casal Antonio Olinto e Rafaela Asprino estão de passagem por São Paulo (SP) nesta terça-feira (20) para o lançamento do Guia de Cicloturismo Circuitos do Sul, que em parceria com a Specialized, Ciclo Urbano, Green People e Quitanda, o evento acontecerá a partir das 19:30 horas no auditório do Quitanda – R. Mateus Grou, 159 – no bairro de Pinheiros.

\"O Guia de Cicloturismo Circuitos do Sul pretende apoiar o cicloturista que deseja percorrer os circuitos mais bem preparados do país, e também incentivar aqueles sedentos por aventura a pedalar pelos desafiadores passos da Serra Geral, enquanto percorrem as belezas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul\" - descrevem os aventureiros.

Os autores farão uma breve explanação sobre o projeto dos guias com a exibição de um documentário de 51 minutos de duração. Naturalmente, eles estão autografando os livros.

 

O \"tour\" de lançamento do Guia de Cicloturismo Circuitos do Sul já passou pelas regiões do Rio, Niterói, Volta Redonda, Campos de Jordão e agora chega em São Paulo.

 

Depois disso, a dupla estará prestes a partir para uma nova aventura de bicicleta.  Olinto e Rafa vão pedalar de 27 de junho a 28 de outubro por Turquia e Irã com as novas bicicletas da Specialized.

Cicloturismo 

O mundo do cicloturismo é uma antítese ao ciclismo de competição que muitos conhecem. Enquanto tradicionalmente a vitória é dada ao mais rápido, na aventura do cicloturismo move-se devagar e aprende-se muito com todos os obstáculos do caminho.

Para Antonio Olinto, um cicloturista que há 24 anos se aventura pelo mundo, a vitória está em vencer a si mesmo enfrentando seus próprios medos, indo além de suas “próprias fronteiras”.

Olinto começou a pedalar em 1992, quando comprou uma bicicleta para “perder um pouco da barriga que acumulara” no tempo de faculdade e na vida de advogado. O exercício virou paixão, e no ano seguinte viajou para a Espanha com sua bicicleta na bagagem. Da Espanha foi para Portugal. De volta a Espanha realizou o Caminho de Santiago de Compostela. Ao final, decidiu pedalar até onde pudesse: 13 países da Europa, 01 da África, 09 da Ásia e 11 da América, retornando ao Brasil somente 3 anos e meio depois. 

Foram 46.620 quilômetros pedalados, como descreve em seu livro “No Guidão da Liberdade”, e logo, Olinto não sentiu mais a necessidade de ter uma casa. Em 1998 passou a morar em um MotorHome, dedicando-se integralmente à educação de crianças do ensino fundamental sobre o uso da bicicleta segundo as novas normas de transito. Esse trabalho atingiu cerca de 60 mil crianças em quatro estados brasileiros. Desde de 2007, ele e sua companheira Rafaela Asprino são as cabeças por trás do Projeto de Cicloturismo no Brasil, que pesquisa terrenos e mapeia rotas, produz artigos e filmes para incentivar pessoas a viajar de bicicleta em várias partes de mundo, alimentando o projeto com diversas obras, guias e rotas que foram pedalados lentamente, e que conhecem como se fossem códigos em seus DNA’s.

 

Novos equipamentos

Olinto e Rafaela certamente vivem uma aventura de cada vez, e a mais atual delas será a liderança da experiência Aventura na Specialized Brasil. Além da bússola, compasso e rotas, os novos modelos Awol equipados com bolsas Burra-Burra serão as ferramentas que mais utilizarão nesta nova jornada. Então aqueça o café, sente-se na varanda  e prepare a máquina fotográfica. Quando você menos esperar eles estarão passando a sua frente, mas não rápido demais para um lição de como a vida pode ser aproveitada segundo a segundo.

Fonte: RevistaBikeAction