6 Dicas para melhorar seu mountain bike

Ter, 8 ago 2017

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1 - Largue o selim

Ficar sentado no selim limita as posições que você pode executar, além de ser desconfortável em trechos técnicos.

Posicione-se atrás do selim em descidas e trechos técnicos. Isso ajudará a manter o controle, absorverá impactos e melhorará a frenagem.

2 - Use os dois freios

Muitas pessoas acham que o freio dianteiro só serve para jogar as pessoas no chão. Eis um fato importante: 70% da frenagem da bicicleta é feita pelo freio dianteiro.

Se você frear com os dois freios de forma progressiva e posicionando-se atrás do selim, você vai parar a bicicleta em metade do tempo e vai reduzir a chance de deslizar a traseira da bike.

É claro que tem horas que usar apenas um ou o outro é mais conveniente. Se ao frenar em um trecho você sente perda de aderência de uma das rodas, não acione o freio desta roda.

3 - Preveja e planeje

Muitas pessoas entram nas curvas para só depois descobrirem o que tem nelas. Antes de fazer uma curva ou um obstáculo, olhe bem e preveja como ela é (o que inclui quão fechada ela é, o terreno...) e então defina a velocidade e por onde você vai passar. Isso ajuda muito a fazer a curva de forma suave.

4 - Abaixe seu selim

Selim baixo significa liberdade de movimentos. Liberdade de movimentos significa posições que permitem fluir melhor na trilha e controlar melhor a bike. Também significa não esbarrar a virilha no selim em uma frenagem brusca.

5 - Incline-se, abaixe-se, solte-se

Diferentes posições permitem melhor desempenho em diferentes situações. O segredo é basicamente se soltar em cima da bicicleta. Muitas pessoas parecem temer que a bicicleta tem vida própria. Mas não tenha medo, ela não faz nada sozinha. Você é quem está no controle.

Treine em um lugar plano inclinar para a frente, para trás, para os lados, ficar abaixado, levantado... faça de tudo! Mantenha o equilíbrio e aprenda e ficar livre e relaxado em cima da bike – não preso ao selim.

Depois, você pode assistir vídeos de mountain bike para saber que posições usar.

Fonte: RevistaBicicleta